fbpx
Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro

Uma pequena homenagem e agradecimento aos Bombeiros Brasileiros.

Hoje dia do Bombeiro Brasileiro, prestamos nossa homenagem e gratidão a esta categoria profissional que está diretamente ligada ao trabalho da GCO engenharia.

Lidando diariamente com nossos colegas, amigos e parceiros, podemos confirmar a importância e dignidade desta carreira que dispensa adjetivos, pois todos sabem, são muito queridos dentre todas as profissões. Por isso vamos contar neste artigo um pouco da história e curiosidades sobre os bombeiros.

Dia do Bombeiro Brasileiro.

O Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado todos os anos no dia 2 de julho, uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger a sociedade.

A profissão de bombeiro é uma das mais bem vistas e ocupa o primeiro lugar na percepção de valor para a sociedade num grau de confiança quando o quesito é o heroísmo e honestidade.

Queridos e respeitados no mundo inteiro, os bombeiros têm a função de socorrer salvar nos casos de emergência em acidentes e catástrofes, coletivas ou individuais, na presença ou não de fogo. Além disso são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas.

Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições segurança, acessibilidade e de primeiros atendimentos em caso de incêndios.

Trabalho de vistoria e fiscalização.

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A. V. C. B.), é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio.

É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (C.L.C.B.), é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP), certificando que a edificação foi enquadrada como sendo de baixo potencial de risco à vida ou ao patrimônio e concluiu com êxito o processo de segurança contra incêndio para regularização junto ao Corpo de Bombeiros. O CLCB possui a mesma eficácia do AVCB para fins de comprovação de regularização da edificação perante outros órgãos.

Sociedade e conscientização.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Nas escolas orientam jovens e crianças. Ensinam atitudes corretas enquanto cidadãos, como respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações, ajudando assim a formar uma sociedade mais responsável.

Conhecidos como os “soldados do fogo”, os bombeiros arriscam a própria vida pela vida do próximo e para bem servir a comunidade, são seus lemas “Uma vida por muitas” e “Vidas alheias e riquezas salvar”.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, que quase todos conhecem um número que atende localidades de todo o país.

Conheça a história de como surgiu essa profissão.

Na Antiguidade, os governantes já se preocupavam com os danos causados pelos incêndios. No ano 27 a.C., o imperador Augusto, para proteger a cidade de Roma e a população contra os incêndios, solicitou a criação de um destacamento com essa finalidade; eram os “vigiles”. Sem a existência de registros históricos, pouco se sabe sobre a evolução dessas organizações de combate ao fogo. A partir de 1666, após o grande incêndio de Londres, as companhias seguradoras, que desejavam proteger as propriedades de seus clientes, começaram a formar brigadas particulares, assim os europeus passaram a se organizar para enfrentar esse problema.


No Brasil, por meio do decreto no 1.775, de 2/7/1856 o imperador D. Pedro II regulamentou, pela primeira vez, o serviço de extinção de incêndio. Antes disso, o badalar do sino fazia chamava a própria população para que homens, mulheres, crianças e idosos ficassem em fila, assim, passavam os baldes de mão em mão, do poço mais próximo até o local do incêndio, na tentativa de apagá-lo. Certo dia, para extinguir um incêndio, um homem emprestou sua bomba d’água manual. Daí em diante, a palavra “bombeiro” popularizou-se.

Mulheres Bombeiros.

Em 1932, durante a Revolução Constitucional, enquanto os homens lutavam, as mulheres assumiram o comando dessa corporação, formando várias equipes de bombeiras. Em 1991, foi criada a primeira turma de quarenta bombeiras (com cinco oficiais), que receberam o nome de “pioneiras do fogo”.

Bombeiro Civil.

O bombeiro civil é o profissional exclusivo de Segurança Contra Incêndio (SCI) que presta serviço em uma planta industrial, uma edificação ou em um evento, podendo ser pública ou privada.

A ABNT prevê o Bombeiro Civil desde 2000, com a primeira ABNT/NBR 14608.

Em 2007 passou por correções e relançamentos.

De acordo com a NBR 14608/2007, o Bombeiro Civil deve ter feito treinamento e está capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências.

Ele atua não só no combate a incêndios, mas também na prevenção e no atendimento a outras emergências dentro de empresas e eventos.

O exercício da profissão em território nacional foi sancionado na lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, é define o profissional de bombeiro civil como:

Art. 2º – Considera-se Bombeiro Civil aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

lei nº 11.901

O bombeiro civil tem função diferente da função do bombeiro público, a atuação desses dois profissionais deve ser complementar em caso de incêndio.

O Bombeiro Civil deve saber o momento de acionar o Bombeiro Público, tendo em mente o tempo de resposta (tempo entre o acionamento do bombeiro público e a chegada no local da emergência) e os equipamentos que o bombeiro deverá fazer uso para atender aquela emergência.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do Decreto nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte (CPBC), inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Decreto-lei 35.309, de 2 de abril de 1954.

Institui o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,

CONSIDERANDO que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País;

CONSIDERANDO que o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura;

CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;

CONSIDERANDO a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas,

DECRETA:

Art. 1º Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.

Art. 2º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.

GETÚLIO VARGAS

Tancredo de Almeida Neves

Projetos de prevenção e combate a incêndio.

A GCO Engenharia é especializada em engenharia de segurança contra incêndio e desenvolve projetos de prevenção e combate a incêndio. Seja o seu projeto um sistema novo de proteção e combate a incêndio, ou, uma regularização junto a seguradora e ao Corpo de Bombeiros.

Este trabalho é feito, principalmente, para atender às normas do Corpo de Bombeiros quanto à obtenção ou renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Para obter êxito sem complicações na aprovação do Corpo de Bombeiros para industrias, shopping centers, comércios, hotéis, escolas e edifícios tombados pelo patrimônio histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GCO engenharia
Abrir chat
Como posso ajudar?
GCO engenharia
Olá, podemos ajudar?