fbpx
Borra negra – entenda como acontece o entupimento de uma tubulação de combustível.

Borra negra – entenda como acontece o entupimento de uma tubulação de combustível.

Publicamos sobre cuidados no armazenamento de combustíveis em sistemas de combate a incêndios um artigo em nosso Blog e no Linkedin. Apresentamos soluções para a descontaminação do combustível e no armazenamento correto para que a mesma não ocorra.

Como ocorre a contaminação do óleo diesel

Hoje vamos explicar para você sobre essa possível contaminação e como este processo químico pode comprometer o sistema de bombeamento de água em sistemas de combate a incêndio com propulsão a diesel.

Uma quantidade considerável de água pode condensar dentro do tanque de combustível a partir da umidade relativa presente no próprio ar. Com o tempo e a falta de utilização ou renovação do óleo diesel, esta água escorre e se acumula sobre o combustível.

Por não ser solúvel no óleo diesel essa água proveniente de condensação se acumula na superfície formando uma camada. O contato dessas camada fica propício a formação de bactérias que uma vez instalada liberam uma matéria orgânica conhecida como “borra negra” que se apresenta em estado gosmento semelhante ao piche. Veja nas imagens abaixo o resultado no caso de falta de manutenção programada e procedimentos adequados:

O perigo na formação da “borra negra” é que ela entra pelos dutos de alimentação de combustível ocasionando o travamento de componentes mecânicos e entupimento dos bicos injetores, causando falhas e chegando a deixar o equipamento inoperante.

A normativa que trata sobre os cuidados com combustíveis em sistemas de combate a incêndio está englobado na NFPA 25. Existe uma rotina de funcionamento do equipamento para efeitos de testes e manutenção com periodicidade determinada pela NFPA 25, bem como a substituição do combustível. Além disso um dispositivo de sistema de micro filtragem deve ser instalado no tanque de combustível para realizar a recirculação do combustível passando por um filtro que é capaz de reter micropartículas de sujeira e água proveniente de condensação da umidade do ar.

Essas normas e prazos de procedimentos devem ser implementadas sob a supervisão de profissionais habilitados na aplicação das normas NFPA 25 e com conhecimentos sobre sistemas de combate a incêndios. A negligência com estes equipamentos de segurança podem acarretar consequências desastrosas.

Por isso, manter o equipamento dentro de um programa de manutenção preventiva assegura a confiabilidade dos sistemas de combate a incêndios.

A GCO Engenharia é especializada em engenharia de segurança contra incêndio e desenvolve projetos de prevenção e combate a incêndio. Para obter êxito sem complicações na aprovação do Corpo de Bombeiros para industrias, shopping centers, comércios, hotéis, escolas e edifícios tombados pelo patrimônio histórico. Seja o seu projeto um sistema novo de proteção e combate a incêndio, ou, uma regularização junto a seguradora e ao Corpo de Bombeiros.

Além disso a GCO Engenharia oferece serviço de manutenção programada. Isso garante a integridade e o perfeito funcionamento dos sistemas de combate a incêndios, assegurando a tranquilidade, em uma eventual ocorrência, que o sistema esteja em pleno funcionamento garantindo eficiência nos equipamentos. Além disso, ajuda você com a programação dos eventos de manutenção e procedimentos periódicos. Conheça mais sobre as opções de aplicativos e monitoramento remoto de seus equipamentos de combate a incêndio GCO Anywhere e os programas de manutenção da GCO Engenharia em https://gcoengenharia.com.br/

Leia mais em:

https://gcoengenharia.com.br/2020/09/15/cuidados-no-armazenamento-do-diesel/

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6687078493299240960/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GCO engenharia
Abrir chat
Como posso ajudar?
GCO engenharia
Olá, podemos ajudar?