fbpx
Como devemos fazer as inspeções do sistema de para-raios instalado em minha empresa?

Como devemos fazer as inspeções do sistema de para-raios instalado em minha empresa?

Antes de falar em como realizar a inspeções, iremos ressaltar a necessidade de realizar estas inspeções. A norma brasileira que trata deste assunto é a ABNT NBR 5419 que possui um caráter orientativo que são comprovadamente eficazes na redução dos riscos associados ás descargas atmosférica. Porem no estado de São Paulo temos um decreto estadual que estabelece medidas de proteção contra incêndios onde temos que seguir as orientações da norma ABNT 5419 onde se torna obrigatório a necessidade das inspeções.

Com o objetivo de manter a eficácia do sistema projetado, devemos periodicamente realizar as inspeções e quando necessário realizar a manutenção do sistema de proteção, esses trabalhos não podem ser realizados durante ou na ameaça de tempestades.

As inspeções que deverão ser feitas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas devem ser feita conforme a seguir:

 A primeira inspeção possui um caráter visual, onde o inspetor deverá se atentar se o sistema vistoriado possui alguns pontos danificados ou deteriorados, os intervalos destas inspeções devem ocorrer semestralmente ou a cada suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica.

Caso alguma ampliação, nova construção ou modificação na estrutura que altera as condições iniciais prevista em projeto um novo estudo de proteção deve ser efetuado para se manter o nível de proteção do sistema de proteção.

 Já a inspeção periódica deve ser realizada por um profissional habilitado e capacitado para este nível de vistoria e deve ocorrer a cada 3 anos, mas locais que possui armazenagem de munição ou explosivos ou sujeitos a corrosão ou atmosfera severa este prazo é reduzido para 1 ano.

Nestas inspeções é verificado se o projeto está de acordo com a norma técnica, a integridade de todos os componentes se estão em boas condições e não devem apresentar corrosões. O sistema de aterramento deve ser ensaiado e verificado se existe entre todas as descidas do sistema de proteção a continuidade elétrica do eletrodo de aterramento, no qual é utilizado o micro-ohmímetro para medir a continuidade elétrica e a resistência do eletrodo de aterramento. Este item é muito importante que o profissional tenha o conhecimento desta analise e que utilize o equipamento certo para a realização da medição.

A regularidade destas inspeções e a realização das manutenções conforme necessário é fundamental para que mantenha a confiabilidade de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, o responsável pela estrutura deve ser informado de todas as irregularidades observadas e com base nos danos encontrados determinar se a intervenção é de caráter imediato ou apenas um item de manutenção preventiva.

Quem pode realizar a instalação de para-raios?

O mais adequado é contratar uma empresa especializada em para-raios. Para ter a certeza de uma inspeção qualificada, opte por uma empresa que tenha vasta experiência no setor. Afinal, profissionais especializados possuem conhecimento necessário e equipamento adequado para detectar possíveis irregularidades na sua instalação de para-raios.

Para que o sistema possa atingir a mais elevada taxa de eficiência deve ser inspecionado com regularidade. Para isso, a sua empresa pode contar com a GCO engenharia, especialista em SPDA (Sistemas de Proteção a Descargas Atmosféricas).

Entre em contato pelos nossos canais de comunicação! ou Clique no botão e fale direto pelo WhatsApp:


#pararaios #para-raios #instalaçãoelétrica #spda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GCO engenharia
Abrir chat
Como posso ajudar?
GCO engenharia
Olá, podemos ajudar?