fbpx
5 Mitos sobre descargas atmosféricas

5 Mitos sobre descargas atmosféricas

Em todo o mundo, Brasil é o país que mais recebe descargas atmosféricas. Você sabia? O número de raios que cai por aqui é tão grande que diversos mitos foram criados ao longo dos anos sobre estas descargas elétricas. Vamos desvendá-los?

Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar

Provavelmente o mito mais popular que envolve crendices em descargas atmosféricas. Durante a tempestade, o raio na grande maioria das vezes irá procurar a forma com menor resistência para atingir a terra, ou seja, as estruturas pontiagudas, elevadas e principalmente as metálicas são aquelas que estão mais propensas a receberem descargas elétricas atmosféricas. Portanto, um edifício muito alto, ou uma árvore em um campo podem ser atingidos diversas vezes.

Só os raios queimam os aparelhos eletrônicos

Esta é uma informação incompleta e por isso está nos mitos. A verdade é que os surtos elétricos são os maiores causadores de queima de aparelhos. Estes surtos podem ser causados tanto pelos raios, quanto por variações repentinas de tensão da rede. Para-raios têm a função de proteger apenas a construção, ou seja, para proteger os seus equipamentos eletrônicos, é necessário instalar um supressor de surto de tensão que tem a função de evitar que as descargas elétricas cheguem até os aparelhos

Estabilizador protege o computador contra descargas atmosféricas.

Mito, a função do estabilizador é apenas proteger os aparelhos da variação da tensão elétrica da rede. Para proteger os aparelhos dos raios, é necessário utilizar um DPS. (Dispositivos de proteção contra surtos elétricos)

Edificações muito altas ou o próprio sistema de para-raios atraem para si as descargas atmosféricas.

Este é outro mito que é muito compartilhado como informação verdadeira. Os objetos mais altos têm mais probabilidade de serem atingidos pelas descargas atmosféricas, mas isso não impede que um raio atinja o solo ou objetos mais baixos que estejam próximo a outros maiores. Basta dar uma rápida pesquisada para ver dezenas de vídeos onde raios atingem edificações baixas e sem SPDA, mesmo estas estando situadas ao lado de grandes prédios protegidos. Isso ocorre porque existem dezenas de fatores decisivos para o acoplamento galvânico do raio, como tensão, pressão, temperatura, umidade do ar, entre outros. Estes parâmetros são extremamente instáveis.

Telefone celular atrai raios.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration)

Quem pode realizar a instalação de para-raios?

O mais adequado é contratar uma empresa especializada em para-raios. Para ter a certeza de uma inspeção qualificada, opte por uma empresa que tenha vasta experiência no setor. Afinal, profissionais especializados possuem conhecimento necessário e equipamento adequado para detectar possíveis irregularidades na sua instalação de para-raios.

Para que o sistema possa atingir a mais elevada taxa de eficiência deve ser inspecionado com regularidade. Para isso, a sua empresa pode contar com a GCO engenharia, especialista em SPDA (Sistemas de Proteção a Descargas Atmosféricas).

Entre em contato pelos nossos canais de comunicação! ou Clique no botão e fale direto pelo WhatsApp:


#pararaios #para-raios #instalaçãoelétrica #spda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GCO engenharia
Abrir chat
Como posso ajudar?
GCO engenharia
Olá, podemos ajudar?